bovinda said:
Acho que estou apenas preocupado em esticar inadvertidamente minha corrente cruzando minhas marchas. Às vezes, percebo que mudei quase todo o caminho na minha roda traseira antes de mudar da primeira na minha frente, por exemplo. Como vocês evitam isso? É só experiência?
Eu não tenho indicadores e sempre sei em que marcha estou... nunca, jamais será necessário olhar para baixo. Você só precisa se lembrar em que posição está o seu trocador esquerdo, o resto é lógico e hábito.
Você só tem 3 cliques no trocador esquerdo. Se você estiver no menor anel na frente (primeiro clique), você deve estar no maior anel atrás. Não há muita necessidade de qualquer distribuição de marchas no anel pequeno... então use apenas as maiores e as segundas maiores engrenagens traseiras.
Então agora você sabe que se você estiver na 1ª na frente, você está em uma das duas engrenagens grandes atrás.
Então, se for uma subida difícil, você está sempre pequeno na frente e grande atrás. Se for muito fácil, mude sua esquerda para o anel do meio. Você pode usar todas e quaisquer combinações de marchas no anel do meio...
Se você estiver girando muito rápido, clique no trocador direito para baixo uma marcha... continue fazendo isso até não ter mais marchas. Isso coloca você na combinação do meio na frente e pequeno atrás, que é uma mudança suave para o anel grande.
Se ficar mais difícil, clique no trocador direito para cima até não ter mais marchas. Se ainda for muito difícil, você pode mudar sua frente para o anel pequeno e já sabe que a traseira está na engrenagem grande, que é uma mudança suave para o anel pequeno.
Você nunca precisa pular da engrenagem grande dianteira pequena traseira para a engrenagem pequena dianteira pequena traseira porque você teria mudado primeiro para o anel do meio dianteiro e mudado por sua faixa.
Então, a única coisa que importa é se você está em 1, 2 ou 3. Seu esforço de pedalar também lembra em qual você está. A mudança adequada diz em que marcha você está!
É do seu interesse utilizar sua distribuição de marchas corretamente... você sempre saberá que está na marcha certa!