Mountain Bike Reviews Forum banner

Pedaleiras 8120 - não consigo entender se os espaçadores do eixo de 3 mm são necessários em um quadro boost ou não.

1.9K views 17 replies 9 participants last post by  WR304  
#1 ·
Já fiz pesquisas no Google, assisti a vídeos, consultei os documentos técnicos da Shimano e não consigo resolver isto.

Quadro Boost (2022 Epic hard tail)
BB - rosca CK 24, sem espaçadores entre o BB e o quadro (conforme manual CK) e 2,5 mm de espaçadores do eixo para colocar entre o corte do BB e a pedaleira.

As pedaleiras vêm com dois espaçadores de eixo de 3 mm. Ou:

1) Devo usá-los,

ou

2) eles são para usar em um quadro não-boost se você estiver tentando usar pedaleiras boost em um quadro não-boost.

Qualquer ajuda é apreciada.

Obrigado

#8 ·
Obrigado. Então a pessoa que não os usaria é alguém que está usando boost em um quadro com um movimento central que tem talvez 73+6mm de largura?

Eu vou montá-los hoje à noite e continuar com meu upgrade de 1x11 para 1x12.

Obrigado
Qual é o comprimento do eixo do seu pedivela 8120? Essa especificação não está listada. Sabendo disso, você pode descobrir quais espaçadores são necessários.

Um pedivela M8000-2 tem 118 mm, e isso era muito mais largo que um 8100-1. O 8100-1 era muito curto para o meu quadro de 55 mm e eu tive que devolvê-lo. Lembro que tinha cerca de 111 mm. Como Arnea apontou, as estrias também eram mais curtas. Isso permitiu que o braço fosse mais estreito e leve, eu acho. Mas menos engate de estrias é um pedivela evoluído para um ciclista forte.

#6 ·
Como mencionado, o M8120 é para quadros boost com linha de corrente de 55 mm... então, normalmente, um espaçador de 2,5 mm é necessário entre o quadro e o movimento central D/S para um movimento central de 73 mm. Em seguida, os espaçadores de 3 mm que vêm com os pedivelas M8120 vão entre o movimento central e os pedivelas. Os pedivelas M8100 para quadros boost com linha de corrente de 52 usam a mesma disposição do movimento central, mas sem espaçadores de 3 mm... os pedivelas vão direto contra o movimento central.

#7 · (Edited)
Em primeiro lugar, 8120 é para uma linha de corrente de 55 mm. Se for isso que sua estrutura é, então prossiga:
Concha do movimento central de 68 mm: espaçador de 1-2,5 mm no lado não motorista e espaçadores de 2-2,5 mm no lado motorista.
Concha do movimento central de 73 mm: espaçador de 1-2,5 mm no lado motorista, apenas.
Não estes espaçadores. Eles não são para ou fornecidos com o movimento central.
Seus espaçadores vão entre a concha e o movimento central, não entre o movimento central e a pedivela.
Não. Se necessário, eles vão entre o movimento central e o(s) braço(s) da pedivela.
Como mencionado, M8120 é para quadros boost com linha de corrente de 55 mm... então, normalmente, um espaçador de 2,5 mm é necessário entre o quadro e o movimento central D/S para um movimento central de 73 mm. Em seguida, os espaçadores de 3 mm que vieram com as pedivelas M8120 vão entre o movimento central e as pedivelas. As pedivelas M8100 para quadros boost com linha de corrente 52 usam a mesma disposição do movimento central, mas sem espaçadores de 3 mm... as pedivelas vão direto contra o movimento central.
Sim, assim para 8120
Image

(página 23 para o 8120)

#10 ·
Não sei, eu sempre confio nas instruções de instalação dos fabricantes em vez de obter conselhos de um fórum onde as pessoas podem ou não saber do que estão falando. O manual da Shimano é perfeito para saber quais espaçadores usar para o movimento central e o pedivela para um quadro específico.

A questão maior é: sua estrutura realmente requer uma linha de corrente de 55 mm, porque essa é uma CL terrível na 1ª marcha se você não estiver usando uma transmissão sram. Como foi mencionado, se sua estrutura usa uma CL de 52 mm, você tem a pedivela errada e deve usar uma M8100.

#11 ·
O pedaleiro Shimano Deore XT M8120 tem uma linha de corrente de 55 mm, enquanto o pedaleiro Shimano Deore XT M8100 tem uma linha de corrente de 52 mm.

A diferença entre os dois é que o eixo de um pedaleiro XT M8120 é 6 mm mais longo que o eixo de um pedaleiro XT M8100. O pedaleiro XT M8120 tem um espaçador de eixo de 3 mm de cada lado, que fica no eixo. Eles precisam ser usados para compensar esse comprimento extra de eixo de 6 mm para que as manivelas apertem corretamente.

O mesmo movimento central é usado para o pedaleiro XT M8120 ou XT M8100. Um movimento central roscado Chris King Threadfit 24 BSA de 73 mm deve ter um espaçador de 2,5 mm no lado da transmissão quando instalado no quadro.

Quando se trata da linha de corrente para uma hardtail Specialized Epic 2022, um pedaleiro Deore XT M8100 de 52 mm seria normalmente a escolha preferida.

#12 ·
O pedaleiro Shimano Deore XT M8120 tem uma linha de corrente de 55 mm, enquanto o pedaleiro Shimano Deore XT M8100 tem uma linha de corrente de 52 mm.

A diferença entre os dois é que o eixo de um pedaleiro XT M8120 é 6 mm mais longo do que o eixo de um pedaleiro XT M8100. O pedaleiro XT M8120 tem um espaçador de eixo de 3 mm de cada lado, que fica no eixo. Eles precisam ser usados para compensar esse comprimento extra de 6 mm do eixo para que as manivelas apertem corretamente.

O mesmo movimento central é usado para os pedaleiros XT M8120 ou XT M8100. Um movimento central roscado Chris King Threadfit 24 BSA de 73 mm deve ter um espaçador de 2,5 mm no lado da transmissão quando instalado no quadro.

Quando se trata da linha de corrente para uma Specialized Epic hardtail de 2022, um pedaleiro Deore XT M8100 de 52 mm seria normalmente a escolha preferida.:)
^^Isto 100%! Todas as informações também podem ser encontradas no site da Shimano e consultando o manual da "loja". 🙄

#17 ·
Obrigado a todos. Acho que agora entendo o problema. Eu pensei que 8100 era "normal" ou "não-boost", então, como minha estrutura tem um traseiro boost (148x12), eu precisava de 8120. Eu estava substituindo pedivelas 8020, mas também troquei o movimento central ao mesmo tempo.

Mas parece agora que 8100 é boost com linha de corrente de 52 mm e 8120 é boost com linha de corrente de 55 mm.

Meu movimento central é um CK thread fit e, para conchas de 73 mm, não requer arruelas entre as conchas e a estrutura, mas 2,5 mm fora da concha do lado da transmissão como espaçadores do eixo.

As pedivelas parecem então exigir um espaçador de 3 mm em cada lado (para obter uma linha de corrente de 55 mm).

O que descobri é que, usando 3 mm no lado da não-transmissão e 2,5 + 3 mm no lado da transmissão, não há eixo suficiente saindo no lado da não-transmissão para obter um engate decente do braço da pedivela não-transmissão/esquerda.

Acabei abandonando o espaçador CK de 2,5 mm e apenas usando espaçadores de spline Shimano de 3 mm em cada lado. Isso parece ocupar eixo de pedivela suficiente e me dar uma linha de corrente de 52 mm.

Eu não consegui encontrar em nenhum lugar qual linha de corrente um Specialized Epic hard tail 2021 rodando Shimano 1x12 deveria usar.

Vou colocar a corrente esta noite e tentar ajustar tudo e ver. Eu sempre posso trocar o espaçador de 3 mm do lado da não-transmissão e adicionar um espaçador do lado da transmissão para ir de 52 para 55 mm de linha de corrente, se eu descobrir que os 52 mm não funcionam.

E se 52 mm funcionar, então posso ficar de olho em algumas pedivelas 8100, pois isso reduziria o fator Q de 178 mm para 172 mm e removeria os espaçadores de 3 mm de cada lado.

Obrigado a todos pela ajuda. Eu anseio por um dia em que voltemos a um padrão... uber super boost?

#18 ·
As pedaleiras Shimano de 12 velocidades mais recentes têm muito menos engate de estrias do que as pedaleiras mais antigas. Isso as torna mais leves, mas é discutível se elas são realmente melhores do que as antigas.

Este tópico é sobre os braços da pedaleira Shimano de 12 velocidades caindo, então é uma preocupação definitiva:

O que eu faço na minha bicicleta é lubrificar o meio do eixo antes de deslizá-lo no lugar (para tentar impedir que o eixo de aço enferruje em tempo úmido), mas então eu deixo as estrias, junto com as estrias no braço da pedaleira esquerda, totalmente limpas e livres de graxa.

Esse contato metal com metal, sem graxa, dá mais atrito. Combinado com os parafusos de aperto apertados, não tive nenhum problema com os braços da pedaleira de 12 velocidades soltando ou caindo.:)