É uma coisa engraçada sobre a resistência ao rolamento. Eu uso um pneu menor na traseira do que na frente para os argumentos de "controle vs. velocidade" que muitos apresentaram acima; no entanto, é provavelmente psicológico em termos de "tamanho".
Existem pesquisas que sugerem que um pneu maior tem menos resistência ao rolamento fora de estrada. Parte disso é a forma da área de contato (eu não estava convencido).. mas acho que o que descobri ao usar pneus mais largos vs. mais finos é i) que, como o antigo argumento >26", um pneu maior rola melhor sobre solavancos do que um pneu menor e ii) uma pressão baixa novamente rola melhor sobre solavancos do que uma pressão mais alta, que desvia; ambos se contrapõem e acho que superam o arrasto extra criado pelo aumento da área de contato, fora de estrada.
Mas outros fatores que afetam a resistência ao rolamento são o padrão da banda de rodagem - pneus grandes podem ter cravos maiores e mais espaçados que criam arrasto; e, adicionalmente, em terreno mais macio, como lama, onde o pneu está afundando, um perfil mais largo vai arrastar mais.
E então há simplesmente o peso do pneu... um pneu pesado é melhor do que dois pneus pesados se você estiver pedalando, e esse estará na frente. Mas, na verdade, se você olhar para o Minion DHF Exo 2.5, ele não é tão pesado e rola sobre tudo.
Então, no geral, cada um com o seu; há muitos argumentos em ambas as direções e o fato é que todos nós andamos em condições diferentes em bicicletas diferentes, então provavelmente não há uma resposta certa.