Mountain Bike Reviews Forum banner
1 - 12 of 12 Posts

trekker pete

· Registered
48 Posts
Discussion starter · #1 ·
Realmente não tenho certeza de qual é o melhor fórum para esta pergunta. Acho que isso vai servir.

Alguém já fez um quadro dessa forma? Parece-me que seria o ponto ideal, mas não me lembro de ter visto um. É uma questão de não haver espaço suficiente para tudo? Ou não há variação suficiente no comprimento efetivo da corrente para se preocupar com isso? Suponho que ter o ponto de articulação diretamente acima e próximo ao movimento central seja bom o suficiente.

A nova Specialized Demo 2015 tem o pivô no movimento central. Além disso, existem outras bicicletas que fazem isso, mas não me lembro dos nomes agora. O que você está procurando é chamado de pivô concêntrico do movimento central.

Realmente não tenho certeza de qual é o melhor fórum para esta pergunta. Acho que isso vai servir.

Alguém já fez um quadro dessa forma? Parece-me que seria o ponto ideal, mas não me lembro de ter visto um. É uma questão de não haver espaço suficiente para tudo? Ou não há variação suficiente no comprimento efetivo da corrente para se preocupar com isso? Suponho que ter o ponto de articulação diretamente acima e próximo ao movimento central seja bom o suficiente.
Provavelmente mais crítico em um SS sem tensor. Algumas motocicletas aproximam essa relação pela mesma razão.

O problema que me lembro com os movimentos centrais concêntricos e os pivôs da suspensão traseira é que a suspensão se torna muito reativa a todas as entradas nos pedais. A maioria das suspensões é ajustada para cancelar alguma ação de pedalar da suspensão, caso contrário, ela balançaria a cada pedalada. A atual onda de designs de suspensão como o VPP e o DW-Link usam o crescimento da suspensão em fatores variáveis para controlar essa ação.

A Lenz e a Rotec são 2 que me lembro de oferecer um movimento central concêntrico/ponto de pivô traseiro e ambos são conceitos mais orientados para DH, embora a Lenz também tenha o "Milkmoney" projetado como uma Singlespeed de suspensão total.

O subproduto deste design é que o amortecedor da suspensão requer muita plataforma para resistir ao balanço e, portanto, torna-se menos flexível do que as localizações de pivô alternativas mecanicamente limitadas.

Rotec:
Image

Lenz Milkmoney:
Image

Eu acreditava que quase todas as bicicletas que "balançam" ao pedalar (com exceção das de pivô único mais altas) realmente "balançam" como resultado de uma técnica de pedalada ruim. Seu peso corporal é ligeiramente reduzido no selim, depois volta para o selim, fazendo com que ele se comprima.

Em segundo lugar, sempre pensei que qualquer design de suspensão em que a roda traseira, ao se mover para cima e para baixo, estendesse ligeiramente a distância entre eixos, também causaria um balanço sério, só por causa do design. Especialmente com o estilo de pivô único alto, onde sua entrada de pedal realmente tenta estender a suspensão ao máximo. Ao pedalar, você libera ligeiramente a tensão da corrente e a suspensão quer voltar para baixo até o nível de pré-carga. No próximo curso do pedal, ela se estende novamente e o ciclo continua. Você bate em um solavanco e a suspensão se comprime, o que faz com que a distância entre eixos se estenda (ou até mesmo encurte), e o comprimento da sua corrente muda. Ao pedalar, é quando você sente o "kick-back" do pedal.

Um pivô ao redor do movimento central deve impedir quaisquer alterações no comprimento da corrente, pelo menos.

Eu acreditava que quase todas as bicicletas que "balançam" ao pedalar (com exceção de pivôs únicos mais altos) realmente "balançam" como resultado de uma técnica de pedalada ruim. Seu peso corporal é ligeiramente reduzido no selim, depois volta para o selim, fazendo com que ele se comprima.
A maior parte do "balanço" do pedal vem da mudança de peso para trás durante a aceleração (cada pedalada).

Sim, chama-se pivô único concêntrico, como disse 1-1. Outro exemplo é o p-slope especializado, que se enquadra na categoria de suspensão total de velocidade única, como o-1-1 mencionou.

É bobby.... Não só pelas razões mencionadas, mas também porque a corrente tem alavancagem no triângulo ao pedalar.

Você notará em muitos pivôs únicos (verifique o yeti ASR como exemplo) que o pivô é um pouco mais alto, alinhado com a corrente. Isso é para que a corrente não tenha tanta alavancagem em relação ao ponto de pivô.

Image

Como uma simulação do mundo real disso, tente o seguinte:

Em sua casa, coloque seu ombro contra a dobradiça de uma porta que está totalmente aberta. Agora estenda o braço e agarre a borda da porta. Puxe com força. Observe que puxar não tende a fazer com que a porta queira fechar. Isso simula a situação em que a corrente está alinhada com o pivô.

Agora, aproxime seu ombro a 15 cm e puxe a borda da porta novamente. Observe que a porta agora quer fechar. Isso simula designs em que o pivô está longe da corrente, como com um pivô único concêntrico.

Com bicicletas de DJ e DH, isso não é um grande problema. Mas com bicicletas de trilha, é um design estranho.

1 - 12 of 12 Posts