Mountain Bike Reviews Forum banner

As mudanças SRAM NX de 11 velocidades são uma m$$rda depois de instalar a cassete 11-46

13K views 8 replies 5 participants last post by  iSeeker  
#1 ·
Minha fatbike tem o câmbio traseiro NX de 11 velocidades e o trocador e veio com um cassete SRAM 11-42 e corrente KMC. Nunca mudou de marcha suavemente (tenho um GX de 10 velocidades como comparação) e às vezes a corrente parece hesitar algumas rotações antes de mudar de engrenagens.

No passado, eu tinha reajustado e instalado um cabo novo (carcaça optislick e SP42). Isso melhorou um pouco. Isso foi cerca de 100-200 milhas atrás.

Instalei um cassete 11-46 sunrace CSMX8 e uma corrente SRAM 1110 NX e o problema acima parece muito pior. Percebo que o RD é classificado apenas para 42T e com 46T estou acima da especificação e devo esperar uma mudança de marcha degradada. Mas a engrenagem grande não é problemática, são todas as outras marchas que causam problemas.

Tentei o seguinte:
- verificado se o elo da corrente está na direção certa
- a corrente não parece direcional, mas a rotulagem está do lado de fora.
- B-Gap é ajustado por manual SRAM para ~15 mm na engrenagem grande. Sobrou um bocado de comprimento do parafuso B.
- a corrente tem o comprimento correto (4 elos se sobrepõem por SRAM, que era o comprimento exato da corrente de 114 elos com que veio)
- o ajustador do barril está tão bem ajustado quanto posso. Às vezes, o problema é para cima e, às vezes, para baixo. Depois que a corrente pega na engrenagem, ela permanece lá sólida, sem troca de marcha fantasma, etc.

Suspeito que o trocador puxe o cabo um pouco diferente, dependendo da velocidade com que pressiono a alavanca de mudança. Ao mudar para cima, eu empurro e solto rapidamente e posso ter o problema. Mas quando eu empurro e solto apenas depois de um segundo, parece mudar bem. Ao contrário da shimano, a SRAM não tem liberação instantânea. Mas vejo o RD se movendo um pouquinho quando pressiono a pequena alavanca e movo o resto ao soltar essa alavanca.
Ao reduzir (pressionando a alavanca grande), um pouco de excesso de velocidade parece ajudar. Obviamente, o trocador pode não ser o problema, mas explicaria por que era estranho antes da minha atualização.
Outra coisa estranha aconteceu com esse trocador hoje. Comecei na engrenagem maior e cliquei algumas vezes para mudar para cima (alavanca pequena). mas não mudou de marcha. eu tive que reduzir (alavanca grande) uma vez e então a mudança para cima funcionou. Mas isso só aconteceu uma vez hoje. No entanto, me deixa desconfiado do trocador. a bicicleta tem um pouco mais de 2.000 km se eu tivesse que adivinhar.

Minha outra suspeita é que a corrente (é a corrente SRAM de 11 velocidades de nível mais baixo) pode ser propensa a não mudar tão bem. Infelizmente, minha corrente KMC original era muito curta. Eu meio que não acho que o cassete seja o culpado.

Obviamente, o RD fora da especificação com 46T pode ser o problema. Mas li de outros que o NX RD deve funcionar com 11-46T.

A gancheira do RD parece reta e a gaiola do RD parece estar reta. Eu não tenho uma ferramenta de endireitamento da gancheira, mas não fiz nada para dobrar a gancheira entre minha atualização.

Tenho cerca de 1-2 dias de neve restantes antes de derreter, então não quero desmontar minha fatbike hoje. Tenho uma gancheira RD sobressalente e também tenho um trocador e RD XT de 11 velocidades (para outra atualização da bicicleta) e uma corrente Shimano... então, tecnicamente, posso jogar peças no problema até que ele se resolva. Mas se alguém pudesse aconselhar se algum dos meus componentes é mais ou menos propenso a causar isso, isso o restringiria.

Estou bem se instalar esse XT RD for a solução, pois é classificado para 46T, mas não quero fazer isso antes de excluir as outras possibilidades.

#3 ·
Notei que pedalar em temperaturas mais quentes (próximas de 0°C) a mudança de marchas era pelo menos tão boa quanto antes da minha atualização. Então, o cassete e a corrente provavelmente estão geralmente OK.

Eu não tenho uma ferramenta de alinhamento de gancho, mas substituí o gancho pelo gancho sobressalente. Em observações casuais, eles pareciam iguais, mas parece que tive que reajustar os parafusos de limite. Então, há uma chance de que o gancho estivesse torto.

Enquanto eu tinha o cabo solto, também observei que o cabo e a carcaça estão limpos, não têm partes desgastadas, etc.

O cassete também é sólido (sem oscilação) e foi apertado a 40 Nm.

A mudança de marchas é mais ou menos OK, exceto que a mudança da 2ª (40T) para a 3ª marcha não funciona. Eu tenho que mudar para a 4ª marcha e voltar para a terceira. A redução de marcha (para dentro) funciona bem. Não importa o que eu ajuste, não funciona bem, enquanto todas as outras mudanças parecem funcionar bem. O problema aparece no suporte e durante a pilotagem. A única maneira de tornar essa mudança possível é girando o tambor do câmbio, mas isso faz com que todas as outras marchas sejam ruins.

Eu também limpei o câmbio, mas não adiantou.

Minha suspeita é que o RD está um pouco torto, ou que o câmbio tem um problema nessa faixa de marchas. Também pode ser que isso seja apenas parte da operação fora das especificações com 46T. Embora os problemas ocorram em engrenagens menores (40T e abaixo).

A menos que alguém tenha outra ideia, meu próximo passo seria colocar aquele câmbio e RD XT e ver como funciona.

#4 ·
Eu não tenho uma ferramenta de alinhamento de gancho, mas substituí o gancho pelo gancho sobressalente. Em observações casuais, eles pareciam iguais, mas parece que tive que reajustar os parafusos de limite. Então, há uma chance de que o gancho estivesse torto.
Tentei avaliar os ganchos dobrando-os com apenas um eixo parafusado. Embora funcione em coisas como 6-7-8 velocidades, as coisas precisam ser mais precisas à medida que você aumenta a velocidade. Em 10-11-12 velocidades, mas mesmo em coisas de 9 velocidades, tive alguns casos em que o gancho parecia perfeitamente reto para mim, mas só consegui obter a troca perfeita depois de alinhar o gancho com uma ferramenta de alinhamento real.

#5 ·
Eu tenho uma ferramenta de alinhamento da gancheira do desviador. Mesmo a gancheira nova estava um pouco torta e eu a dobrei na posição correta. Isso melhorou um pouco a troca de marchas, mas não substancialmente. Eu ainda tinha problemas para subir as marchas e tinha que passar demais e voltar, etc.

Então deve ser o RD ou o trocador.

Eu instalei o trocador XT e o RD. E ele troca perfeitamente!
Bem, só no suporte por enquanto, já que não tive tempo de andar.

Obviamente, o RD pode estar um pouco torto, mas eu realmente não posso dizer sem um novo RD para comparar - não parece torto. Também é possível que o trocador tenha se desgastado o suficiente para trocar de forma imprecisa. Eu duvido que meu problema esteja relacionado ao cassete fora das especificações, já que o RD tem bastante parafuso B sobrando e o problema acontece nas engrenagens abaixo de 40T.

Eu tive SRAM em todas as minhas bicicletas recentes. Eu amo o XT até agora, eu especialmente amo a liberação instantânea e o double-upshift.

#6 ·
Eu tenho uma ferramenta de alinhamento da gancheira do desviador. Mesmo a gancheira nova estava um pouco torta e eu a dobrei na posição correta. Isso melhorou um pouco a troca de marchas, mas não substancialmente. Eu ainda tinha problemas para subir as marchas e tinha que passar e voltar, etc.

Então deve ser o desviador traseiro ou o trocador.

Eu instalei o trocador e o desviador traseiro XT. E ele troca perfeitamente!
Bem, só no suporte por enquanto, já que não tive tempo de andar.

Obviamente, o desviador traseiro pode estar um pouco torto, mas eu realmente não posso dizer sem um novo desviador traseiro para comparar - não parece torto. Também é possível que o trocador tenha se desgastado o suficiente para mudar de forma imprecisa. Eu duvido que meu problema esteja relacionado ao cassete fora das especificações, já que o desviador traseiro tem muito parafuso B sobrando e o problema acontece nas engrenagens abaixo de 40T.

Eu tive SRAM em todas as minhas bicicletas recentes. Eu amo o XT até agora, eu especialmente amo a liberação instantânea e o double-upshift.
Ainda inscrito. Esperando rodar o cassete 11/46t nesta bicicleta SRAM e não mudar para a transmissão XT.

#7 ·
Tendo exatamente o mesmo problema, só que com um desviador traseiro NX de 11 velocidades novo, que foi uma substituição de garantia para um NX cujas rodas da polia se desgastaram. A loja fez a coisa mais estúpida. Eles substituíram o cabo do desviador, mas não a caixa no momento da substituição. Aqui está a coisa ainda mais estranha. Eu usei a corrente KMC original, NX, manípulo e desviador por 8 meses sem problemas com um cassete Sunrace 11-46, até que ele começou a não querer descer do dente 46 para o 42. Olhei para o desviador, percebi que as rodas da polia estavam gastas e a articulação que o prende ao quadro tinha folga e consegui um modelo com garantia. Foi então que o mecânico substituiu o cabo e o desviador, mas não o cassete, a caixa do cabo ou o manípulo.

Então, o cassete Sunrace 11-46 idêntico e novo e uma corrente SRAM de nível médio nova têm o mesmo problema de, de repente, não quererem descer do dente 46. Então, as únicas 2 coisas que poderiam ser são a corrente SRAM ou o manípulo. Estou pensando que é o manípulo, já que o NX é tão barato. Acho que talvez haja um sulco dentro dele ou algo preso que passou por aquela grande aba de poeira que não está deixando o cabo soltar totalmente.

Eu posso puxar muito levemente o próprio desviador e ele desce imediatamente para o 42 e mudará de marcha com prazer para cima e para baixo no cassete. Ele se comporta como se houvesse sujeira dentro da caixa do cabo. Mas a ligação do cabo aparece em praticamente todas as marchas.

A única outra coisa que pode ser é essa corrente de nível médio, mas nunca tive problemas com nenhuma corrente de marca. Apenas problemas usando apenas engrenagens ou correntes com novas.

Eu vou tentar encontrar um NX barato que alguém tirou de uma bicicleta OEM e substituir isso em seguida.