Mountain Bike Reviews Forum banner

Travões Shimano Saint com rotores de 220 mm.

17K views 24 replies 12 participants last post by  Cerberus75  
#1 · (Edited)
Tem havido um debate contínuo sobre quais travões são os mais potentes. Posso dizer por experiência que a resposta é o travão com o rotor de maior diâmetro, independentemente do tamanho do pistão, da marca do travão, do preço, etc. Quer um travão mais potente? Compre rotores maiores.

A minha busca por travões levou-me recentemente aos travões Shimano Saint e rotores de 220 mm (que têm 2 mm de espessura). Estes itens estão montados numa Canfield Lithium XL (163 mm de curso) com uma suspensão Manitou Mezzer Pro (180 mm de curso).

É irreal. Peso 185# depois do banho e normalmente uso uma mochila Wingnut de 10-15# que transporta 3 litros de água, além de bomba de choque, vedante sobressalente, kit de reparação, câmara de ar sobressalente, equipamento de emergência para pernoitar, suprimentos médicos de emergência, outros suprimentos para bicicletas (elos sobressalentes, núcleo da válvula, etc.) e uma infinidade de ferramentas para bicicletas. É pesado. Salvou-me a vida, bem como a de outros, em algumas ocasiões. Por isso, para mim, vale a pena.

De qualquer forma, o meu ponto é que, entre mim e a minha bicicleta de 37#, mais o meu equipamento, é uma carga pesada. A gravidade tem um efeito profundo à medida que o peso aumenta. Alguns ciclistas priorizam quadros e componentes leves - eu não sou um deles. Priorizo o desempenho máximo e coisas que não quebram. Já parti coisas antes. Muitas vezes. Espero não partir mais peças, leves ou não. Quero travões com potência para controlar a minha aglomeração durante a queda livre. Também não me importo com a resistência ao rolamento. Os meus pneus são tão agressivos quanto consigo encontrar, que se dane a resistência ao rolamento. Nunca quero perder a ligação do pneu dianteiro à trilha.

Sou meticuloso com a configuração da bicicleta - travões, transmissão, suspensão, tudo. Por isso, tinha grandes expectativas para esta configuração de travagem. Essas expectativas foram atendidas.

Há algumas semanas, li um tópico neste mesmo fórum onde alguém estava a criticar os travões Shimano porque, em comparação com, por exemplo, os travões SRAM, os Shimanos têm menos modulação. Esse utilizador disse que isso se torna mais problemático em alta velocidade. Bem, isso está exatamente errado. À medida que a velocidade aumenta, a modulação também aumenta. A sensação de "ligar/desligar" dos travões Shimano desaparece à medida que a velocidade aumenta. Se alguém não acredita nisso, vá encontrar uma trilha onde possa atingir 48 km/h - verá que é verdade. Os travões tornam-se mais on/off quanto mais devagar vamos.

Vários dos meus companheiros de ciclismo são muito rápidos e bastante destemidos. Ainda consigo acompanhá-los, mas o processo de tentar fazê-lo forçou-me a procurar vantagens em qualquer lugar que eu possa encontrar. Vou levar equipamento que vá o mais longe possível na direção de aumentar essa vantagem de desempenho. (Falando de bicicletas movidas a humanos aqui. :))

Chega de tagarelar. O ponto é que os travões Saint com rotores de 220 mm são exatamente o que eu procurava. Antes de ter os Saints, eu estava a usar pinças SLX de 2 pistões com os rotores jumbo e estes eram, honestamente, quase tão potentes quanto os Saints. Com apenas 2 pistões! Mas eles não lidavam muito bem com os rotores de 2 mm de espessura. Os Saints não têm problemas com rotores mais espessos e a entrega de potência é, na minha opinião, perfeita.

Uma coisa interessante aconteceu quando fiz a transição de rotores de 203 mm para os de 220 mm. Aprendi a parar de usar o travão dianteiro. Pensei que isso levaria a derrapagens, mas fiquei surpreso ao descobrir que posso usar muito mais o travão traseiro do que esperava, sem derrapar, quando não estou a usar o travão dianteiro. Isso fez sentido quando parei para pensar nisso - quando aciono o travão dianteiro, o meu peso é deslocado para a frente, aliviando a roda traseira. Claro que é mais fácil derrapar quando a roda traseira é mais leve. Então, agora, uso o travão traseiro exclusivamente, a menos que ou até que eu simplesmente tenha que acionar o travão dianteiro (o que ainda acontece muito). Mas ter uma potência de travagem incrível permite-me usar apenas o travão traseiro na maioria das situações de controlo de velocidade e isso realmente contribui para uma melhor manobrabilidade geral.

Outro benefício é este: a minha suspensão funciona melhor. Até mudar a minha técnica de travagem, nunca percebi o quanto o meu travão dianteiro estava a bloquear a minha suspensão dianteira. Novamente, após reflexão, claro que isso é verdade. A travagem dianteira carrega a suspensão, o que resulta num desempenho mais pobre da suspensão dianteira. Quer uma melhor sensação de suspensão? Tire o pé do travão dianteiro. Mesmo quando as coisas ficam agitadas, o guiador permanece silencioso. Pelo menos mais silencioso.

Só não derrape. Se é como eu, verá que não vai derrapar - mesmo que não use o travão dianteiro - se não quiser. Qualquer ciclista de montanha experiente pode dizer quando a sua roda está prestes a travar e imediatamente antes desse ponto é quando eu procuro o travão dianteiro.

Esta bicicleta é uma máquina. Merece travões tão bons.

#2 ·
Interessante. Não tenho a certeza do que pensar sobre as observações da frente/traseira, mas posso experimentar um pouco da próxima vez que sair, antes de esquecer completamente e apenas me divertir como de costume.

Nota lateral: O que aconteceu ao seu antigo SLX? :)

#3 ·
Interessante. Não tenho certeza do que fazer com as observações dianteira/traseira, mas posso experimentar um pouco da próxima vez que sair antes de esquecer completamente e apenas me divertir como de costume.

Nota lateral: O que aconteceu com o seu antigo SLX? :)
Eu tenho outra bicicleta equipada com Deore 4-pots. A lâmina da alavanca nesses freios é mais longa - eu não gosto das alavancas mais longas. Então eu coloquei as alavancas SLX naquela bicicleta. Agora eu tenho um conjunto incompatível de alavancas Deore / pinças SLX de 2 pistões na minha caixa de peças. Aguardando alguma necessidade futura de frankenbike ou... disponível se você estiver interessado. :)
=sParty

#5 ·
O único problema em reduzir o uso do freio dianteiro é quando você chega a certos tipos de trilhas. Existem trilhas em Queenstown e Rotorua onde você usa muito o freio dianteiro. Não são o tipo de trilhas que você pode largar, dito isso, existem muitas trilhas de alta velocidade com bermas ou curvas.
Eu tinha freios M675 SLX antes dos meus Saints, e conseguir os Saints apenas destacou o quão bons eram os SLXs. Houve apenas um aumento mínimo na força, e mesmo assim foi mais nas situações de estou-na-merda-e-preciso-de-mais-freio.

#7 ·
Smarty - qual a sua altura?
Essa é uma pilha alta e guidões de elevação grandes.
Aparência super capaz.
Eu costumava ter 6'3"... agora tenho 6'1". :(
A gravidade sempre vence...
+3" de índice de macaco, 36" de entrepernas, então braços e pernas longos.
Os guidões têm +50mm e essa é uma espiga não cortada.
Eu poderia caber em um quadro grande, mas prefiro um quadro com uma distância entre eixos longa, então... GG para mim. Mesa curta, selim todo para frente... Estou no céu.
=sParty

#8 · (Edited)
Estou a mudar para rotores Shimano de 203 mm na frente e atrás, em vez de 203 na frente e 180 atrás para o meu Balance de 180/169 mm, principalmente por estas razões. Fui inspirado pelo artigo da revista enduro, no entanto. Não acho que queira mais um rotor de 180 mm na traseira e, em vez disso, equilibrar os meus travões em vez de depender apenas do 203 na frente. Em breve, todas as minhas bicicletas all mountain, enduro e DH terão 203 na frente/traseira. Tenho 1,73 m e peso menos, por isso 203 é suficiente, só preciso de me livrar dos 180 mm. Espero tentar sangrar com redline likewater e ver se é bom em breve.

#9 ·
Há alguns anos, andei numa trilha com um dos meus amigos depois do trabalho. Ele é um ciclista de montanha muito mais sério do que eu. Quando voltamos aos veículos, ele me disse para subir na bicicleta dele e tentar. Ele tinha algum tipo de Specialized, mas não sei que freios ele estava usando, só que eram hidráulicos. Eu usava freios a disco mecânicos na minha. Eu literalmente dei cerca de 2 voltas nos pedais e estava apenas indo rápido o suficiente para manter meu equilíbrio; peguei os freios e quase passei por cima do guidão. Eu não conseguia acreditar no poder de parada. É isso que se quer dizer quando as pessoas dizem ligado/desligado? Não havia meio termo. Não sei como uma pessoa se acostumaria com isso. Graças a Deus eu não estava me movendo a nenhuma velocidade.

Instalei alguns freios Shimano MT-410 na minha bicicleta no fim de semana para mergulhar na hidráulica. Eu ia pegar alguns SLX no outro ano quando queria experimentar, mas me convenci a ir com algo mais barato primeiro, especialmente até aprender a fazer tudo sozinho com hidráulica. Os 410 não me mandam por cima do guidão, mas eu gosto da sensação das alavancas. Há uma desaceleração e depois uma parada para eles, não apenas uma parada imediata.

#10 ·
Eu não conseguia acreditar no poder de parada. É isso que as pessoas querem dizer quando dizem ligado/desligado? Não havia meio termo. Eu não sei como uma pessoa se acostumaria com isso. Graças a Deus eu não estava me movendo a nenhuma velocidade.
Depende. Às vezes, entro em um carro alugado e os freios são muito mais sensíveis do que os freios do meu carro. Você simplesmente se acostuma com isso. Mas se você veio de freios que precisam de um pouco mais de força, então freios e rotores grandes parecerão um choque.

Tive algo semelhante quando uma amiga com freios hidráulicos, mas que precisava de todos os quatro dedos para usar (freios horríveis, horríveis), subiu na minha bicicleta e imediatamente colocou todos os quatro dedos nas alavancas, tive que dizer a ela que apenas um dedo era necessário!

#13 ·
220 na frente tem sido ótimo para mim, finalmente sem problemas de envidraçamento e superaquecimento dos freios em terrenos realmente íngremes. Recebi um novo 223 2,3 mm que chegará em breve pelo correio para substituir o 220 2,0 da frente. A ideia é ter ainda mais dissipação de calor e a largura de 2,3 mm está um pouco mais próxima do que meu freio foi projetado para funcionar.

É meio que uma coisa do tipo "você sabe se precisa". Se você andar em um lugar com muitas inversões de inclinação ou não muita coisa íngreme, mesmo que você tenha tecnologia real ou terreno realmente difícil, pode simplesmente não estar no seu radar, com razão. Mas para mim, uau, que diferença com o rotor dianteiro maior. Todas as lajes íngremes que fiz em Whistler, especialmente através do vale, foram ótimas com tanto controle.

#17 ·
Coisas boas... Tenho usado Saints há vários anos, 203/180, e tenho que concordar com a melhor sensação em alta velocidade. Eles podem ser um pouco pegajosos em trilhas técnicas de baixa velocidade, o que eu ando bastante.

Recentemente, mudei para Hayes Dominion A4, pois consigo o melhor dos dois mundos, potência semelhante (mesmo tamanho de rotor) e uma sensação leve e agradável, mesmo em velocidades mais baixas. Nada como a "modulação" esponjosa da SRAM, mas uma sensação de freio muito boa com desempenho sério.

Eu uso a ebike 203/203 e a bicicleta 203/180, mas provavelmente mudarei para a configuração balanceada para tudo. Definitivamente, tenho observado os rotores maiores.

#25 ·
Coisas boas... Tenho usado Saints há vários anos 203/180 e tenho que concordar com a melhor sensação em alta velocidade. Eles podem ser um pouco pegajosos em trilhas técnicas de baixa velocidade, o que eu ando bastante.

Recentemente, mudei para Hayes Dominion A4, pois obtenho o melhor dos dois mundos, potência semelhante (mesmo tamanho de rotor) e uma sensação agradável e leve, mesmo em velocidades mais lentas. Nada como a "modulação" esponjosa da SRAM, mas uma sensação de freio muito boa com desempenho sério.

Eu uso a ebike 203/203 e a bicicleta 203/180, mas provavelmente mudarei para a configuração balanceada para tudo. Definitivamente, tenho observado os rotores maiores.
Eu fui para pistão XT4 com pastilhas Gaffer em 220 para Dominion A4s. Os freios são doentes! Poderoso o suficiente para coisas de parque de alta velocidade. Modulação suficiente para ser suave em trilhas fáceis.

#18 ·
Concordo que rotores maiores ajudam, mas nem todos os freios são iguais. Eu amo meus Saints no meu Lithium (rotores Ice Tech de 203mm). Eu tentei Códigos na minha última construção DH (rotores de 200mm) e odiei. Rotores do mesmo tamanho (essencialmente), e nem de perto a potência dos Saints. As mãos ficaram fatigadas por ter que apertar tanto tentando tirar alguma coisa deles e eu não conseguia entrar nas coisas com confiança tão rápido porque eles não tinham a potência imediata. Também tive a chance de experimentar o Magura MT5 recentemente e fiquei impressionado. Muita potência (também rotores de 200mm). Eu tenho 6'4" 220/225 para referência em um XL.

#19 ·
Concordo que rotores maiores ajudam, mas nem todos os freios são iguais. Eu amo meus Saints no meu Lithium (rotores Ice Tech de 203 mm). Tentei os Codes na minha última construção DH (rotores de 200 mm) e odiei-os. Rotores do mesmo tamanho (essencialmente), e nem de perto a potência dos Saints. As mãos ficaram fatigadas por ter que apertar tanto para tirar alguma coisa deles e eu não conseguia entrar nas coisas com confiança tão rápido porque eles não tinham a potência imediata. Também tive a chance de experimentar o Magura MT5 recentemente e fiquei impressionado. Muita potência (também rotores de 200 mm). Tenho 6'4" 220/225 para referência em um XL.

p.s. você já experimentou com menos espaçadores sob a haste? Eu sei que parece "confortável" para nós, caras grandes, ficarmos mais eretos quando sentados, mas isso melhorará drasticamente o manuseio/curvas com a haste mais baixa. Com 6'4" no meu Lithium XL, eu só tenho um espaçador... Eu teria que verificar novamente, mas acho que é 15mm.
Sim, você precisa separar os problemas de mordida/potência dos problemas de calor/desbotamento, na minha opinião. Temos alguns DHs estendidos incrivelmente íngremes por aqui, com média de 45% de inclinação por um longo tempo. Você está tão para trás que o selim está no seu queixo. Bom treino para as lajes em Whistler. De qualquer forma, eu sempre tive uma boa mordida com meus XTs, mas o estúpido ponto de mordida errante e o cozimento dos rotores de 203 mm ainda eram problemas, mesmo que eu tivesse a "potência" na pegada inicial. Mais abaixo, eu mal estava aguentando e o controle era muito ruim. Passar para rotores maiores e mais espessos corrigiu isso. Se você não tiver a potência, terá o mesmo problema de falta de controle, então o resultado final é o mesmo IMO, mas você definitivamente precisa de ambos.

#22 ·
Olá,

Pergunta rápida - parece que você tem os rotores sram de 220mm. Você também tem os suportes de montagem sram? Pergunto porque estou pensando em mudar de códigos para saints e seria bom se eu pudesse apenas pegar os freios e não ter que me preocupar em trocar os suportes e os rotores, mas não tinha certeza se os saints caberiam nos suportes sram - você pode confirmar que são sram? Obrigado

#23 ·
Olá,

Pergunta rápida - parece que você tem os rotores sram de 220mm. Você também tem os suportes de montagem sram? Pergunto porque estou pensando em mudar de códigos para saints e seria bom se eu pudesse apenas pegar os freios e não ter que me preocupar em trocar os suportes e os rotores, mas não tinha certeza se os saints caberiam nos suportes sram - você pode confirmar que são sram? Obrigado
Sim, você pode trocar sem problemas apenas os freios... se quiser.