Mountain Bike Reviews Forum banner
1 - 11 of 11 Posts

288GTO

· Registered
294 Posts
Discussion starter · #1 ·
Olá, tenho uma Giant 29er rígida com transmissão XT 1X, travões SLX. A pedaleira 1X atual tem uma corrente de 34T, mas em breve será substituída por uma Wolftooth 38T. Em breve gostaria de converter o guiador plano em drop bars. Que tipo de manípulos/travões preciso para esta conversão? A foto da minha bicicleta está abaixo.

Attachments

Não tenho certeza se você vai conseguir fazer todas essas mudanças naquela bicicleta.

Em primeiro lugar, mudar para guidão de corrida vai estragar o ajuste daquela bicicleta. Guidões de corrida VÃO esticar você em oposição aos guidões mtb. E sua mesa não é longa o suficiente para encurtar o suficiente para levar isso em consideração.

Em segundo lugar, verifique a folga da sua coroa para a escorva. Parece apertado o suficiente nesta foto que eu duvido que você consiga colocar uma coroa de 38t. Você pode nem conseguir colocar um 36t.

Finalmente (e é pelo menos algo que você pode resolver, mas não como se importasse considerando os outros dois fatores), você tem os problemas de compatibilidade entre as alavancas de guidão de corrida e sua transmissão XT 11spd. Os componentes de transmissão Shimano 11spd de estrada e 11spd mtb não se dão bem. Você pode fazê-los funcionar com algo como um Wolftooth Tanpan. Você pode pelo menos conectar as alavancas de freio às suas pinças existentes, mas precisará de linhas hidráulicas mais longas e o hardware associado.

Outra opção pode ser este sistema:
https://www.gevenalle.com/product/hydraulic/
Não há necessidade de adaptadores para o seu câmbio traseiro (pode obter uma alavanca de câmbio compatível com Shimano mtb 11spd), mas você teria que substituir os freios.

Outra seria mudar tudo para SRAM, que atualmente torna mais fácil misturar alavancas de estrada e câmbios traseiros mtb em um arranjo 1x.

Não faça isso. Como Harold disse, as gotas vão estragar o seu ajuste. Eu amo drop bars, mas nunca faria uma conversão.

Eu não estou 100% familiarizado com os preços dos EUA, mas mesmo para um par de alavancas R7000 105 você terá que gastar cerca de 300-350-400 dólares. (Ah, e a Shimano só faz STis 2x11, sem opção 1x)
Receio que seja a habitual venda e compra da bicicleta que você quer, na minha opinião.

Eu não descartaria necessariamente com base no ajuste até que o ajuste atual e o ajuste proposto sejam avaliados. Poderia ser que guidões de estrada devidamente configurados melhorem o ajuste, tornando-o apropriado para andar na estrada. (Lembro-me que a Trek FX de alta qualidade com guidão reto tinha um quadro Domane (guidão de estrada).)

Mas sim, eu concordo. O custo provavelmente fará com que comprar uma bicicleta nova já configurada da maneira que você deseja seja uma opção melhor.

Eu não descartaria necessariamente com base no ajuste até que o ajuste atual e o ajuste proposto sejam avaliados. Poderia ser que guidões rebaixados devidamente configurados melhorem o ajuste, tornando-o apropriado para andar na estrada. (IIRC, a Trek FX de ponta com guidão reto tinha um quadro Domane (guidão rebaixado).)

Mas sim, eu concordo. O custo provavelmente tornará a compra de uma bicicleta nova já configurada da maneira que você deseja uma opção melhor.
x2

Isso mudará o ajuste, mas não necessariamente de forma ruim. E o custo pode ser proibitivo.

Peguei uma Cannondale 29er e coloquei um garfo rígido de 26", rodas de estrada e guidão de estrada nela. O alcance é LONGO, mas assim que me acostumei, transformei uma 29er que eu nunca gostei de andar, na melhor bicicleta de estrada/besta que você poderia querer.

Para a transmissão, eu tenho di2, então não é problema. Para mecânico, você realmente precisará de um câmbio traseiro de estrada que combine com suas manetes. RX800 é o ultegra com embreagem que lida com um cassete 11-34. Isso ficaria bom com as novas manetes hidráulicas 105. 11-34 será seu máximo nesta configuração.

Se você quiser queimar dinheiro, o Di2 permitirá que você use manetes de estrada e câmbios traseiros de mountain bike e cassetes grandes, mas o custo é astronômico.

Attachments

Eu fiz exatamente a mesma coisa na mesma bicicleta. Usei manetes/manetes de freio Shimano 105, um Wolftooth Tanpan e um Wolftooth 38t (o maior que eles oferecem para pedivela M8000) drop stop chainring, guidão Giant "gravel" e cassete XT 11-42.

A diferença para a minha configuração é que usei pinças de freio a disco mecânicas TRP Spyre porque escolhi as manetes 105 com freio a cabo. As manetes de estrada 105 de 11 velocidades são oferecidas em uma opção de freio hidráulico, mas as mangueiras são BH-59. Os freios Shimano "series" MTB usam mangueiras BH-90 e eu não tinha certeza se havia problemas de compatibilidade, então escolhi a rota do freio mecânico. Existe um freio Shimano MTB hidráulico de baixo custo que usa mangueira BH-59, mas o nome do modelo está me escapando no momento.

Meu quadro é médio e usei uma mesa de 90mm da bicicleta da minha esposa e o ajuste com o guidão é quase perfeito para mim. Tive que pedir o canote Dfuse mais longo que a Giant oferece para obter a altura correta do selim sem exceder a linha de inserção mínima.

Aqui está a minha Toughroad. Mandei jatear o quadro localmente e pintei o garfo de carbono de preto. Era da mesma cor que o do OP. A Giant deve pintar esses quadros a pó porque é um acabamento muito resistente. O sujeito que jateou o quadro teve que usar um meio agressivo para remover o revestimento e, em seguida, finalizar o alumínio nu com um meio mais fino para suavizar a superfície.

Attachments

Olhe para os guiadores Soma Gator.

Eu entendo o apelo de um guiador de estrada - eu tenho uma bicicleta cx para uso em estrada/cascalho - mas um guiador plano estreito com algumas extremidades de guiador confortáveis e TOGS pode fazer a mesma coisa. Um alt-bar da Jones ou Surly também pode ser bom.

1 - 11 of 11 Posts