Mountain Bike Reviews Forum banner

Jantes de liga leve vs. carbono - Diferença de peso?

4.4K views 27 replies 24 participants last post by  Cleared2land  
#1 ·
Depois que o cubo traseiro i9 Torch explodiu no meu conjunto de rodas atual (aros de carbono antigos da Colorado Composites de ~2016), comecei a procurar algumas opções pouco usadas/removidas como substituição. Depois de analisar várias opções no PB buy/sell, fiquei surpreso com a vantagem de peso praticamente inexistente dos aros de carbono em relação à liga.
  • Forge + Bond carbono termoplástico: 530g por aro, ~$1000 pedindo com i9 Hydra
  • i9 Enduro 300 liga: 520g por aro, ~$785 pedindo com i9 Hydra
  • i9 Enduro S liga: 520g por aro, ~$500 pedindo com i9 Hydra
  • Cascade Racing Apex carbono: 510g por aro, ~$600 pedindo com Hope Pro 4
  • i9 Backcountry 360 liga: 565g por aro, ~$800 pedindo com i9 Hydra
  • Roval Control 29 carbono: lista apenas o peso completo em 1450g (mas é de longe o mais leve de tudo) com DT 350.
Estou fora do jogo de rodas há algum tempo, então qualquer recomendação para um conjunto específico dessa lista seria muito apreciada. Com base no que li, parece que as rodas de carbono são geralmente consideradas melhores de andar, mas não é universalmente aceito. Gosto do peso mais leve de ~400g dos Rovals em comparação com todo o resto, mas eles parecem ser mais uma roda XC. A maior parte da minha pilotagem diária se encaixa em XC/trilha moderada, mas gosto de ter a capacidade de ir ocasionalmente ao parque de bicicletas sem realmente me preocupar em quebrar algo. Os Backcountry 360 são os mais pesados e ouvi coisas mistas sobre como os aros com raios de liga i9 andam, mas o bling é impecável e combina perfeitamente com minha construção.

#2 ·
Você também deve dar uma olhada nas jantes We Are One. (Estas são de carbono....) Mas muitos ciclistas têm atualizado para estas porque o preço tem sido muito bom. Indo pelo meu LBS do verão! Apenas outra opção...... Eu ando com jantes Chromag (liga) nos últimos 3 anos e não tive nenhum problema! Também as Spanks são muito boas! Boa sorte!

#9 · (Edited)
Você também deve olhar para as jantes We Are One. (Estas são de carbono....)
Concordo. Além disso, eles têm uma promoção de 20% de desconto em sua linha de rodas premium Convergence agora.

Eu tenho um conjunto de rodas Convergence Triad (suas rodas mais populares).

A diferença de peso pode ser mínima, mas o carbono muda a sensação de pilotagem. Eu particularmente gosto da precisão aumentada.

EDIT: Se você vai se concentrar em XC/Trail em vez de “fazer tudo”, então:

- Rovals que você mencionou.

De marcas alternativas que eu experimentei com garantia vitalícia contra acidentes:
  • Noble TR35
  • We Are One Factions

#8 ·
A diferença de peso é insignificante, você compra rodas de carbono por sua resistência e sua necessidade de menos manutenção/ajuste.

Se você não se importa com rodas de alumínio, deve olhar para as DT Swiss XM1700.
Isto é 100%. As jantes de carbono sofrem muito, especialmente em termos de fadiga, e podem ser usadas durante anos sem afinação em comparação com as de AL.

#4 · (Edited)
XC através do Bike Park é uma grande extensão. Infelizmente, você precisará de aros com resistência para bike park e carregar esse peso durante o XC*. Os aros All-Mountain de carbono mais leves terão cerca de 400g, ou cerca de 1350g para o conjunto de rodas. Liga leve será cerca de 100g/aro mais pesado (e mais flexível, e sai da calibragem mais facilmente).

#7 ·
Se você for fácil nas rodas e não precisar da durabilidade do carbono, as jantes de liga leve são boas o suficiente e economizam um pouco de $. Alguns também argumentariam que obter pneus com a menor resistência faz mais diferença do que o peso do conjunto de rodas, desde que o conjunto de rodas não seja anormalmente pesado. Faz mais sentido otimizar para o caso mais comum, que é andar em trilhas e alugar uma bicicleta DH para uma visita ocasional ao bike park. A maior parte do peso do conjunto de rodas é economizada em:
  • Cubos
  • Raios (use 28 em vez de 32 raios e/ou raios mais leves)
  • nipples de liga em vez de latão (mais leves vs. mais duráveis).

#23 ·
Se você for fácil nas rodas e não precisar da durabilidade do carbono, as jantes de liga leve são boas o suficiente e economizam um pouco de dinheiro.

Alguns também argumentariam que obter pneus com a menor resistência faz mais diferença do que o peso do conjunto de rodas, desde que o conjunto de rodas não seja anormalmente pesado.

Faz mais sentido otimizar para o caso mais comum, que é andar em trilhas e alugar uma bicicleta DH para uma visita ocasional ao bike park.

A maior parte do peso do conjunto de rodas é economizada em:
  • Cubos
  • Raios (use 28 vs 32 raios e/ou raios mais leves)
  • nipples de liga em vez de latão (mais leves vs. mais duráveis).

AMÉM em andar com a configuração certa para a MAIORIA dos seus passeios.

#10 ·
Depois que o cubo traseiro i9 Torch explodiu no meu conjunto de rodas atual (aros de carbono antigos da Colorado Composites de ~2016), comecei a procurar algumas opções usadas/removidas como substituição. Depois de analisar várias opções no PB buy/sell, fiquei surpreso com a vantagem de peso praticamente inexistente dos aros de carbono em comparação com a liga.

• Forge + Bond carbono termoplástico: 530g por aro, ~US$ 1000 pedindo com i9 Hydra

• i9 Enduro 300 liga: 520g por aro, ~US$ 785 pedindo com i9 Hydra

• i9 Enduro S liga: 520g por aro, ~US$ 500 pedindo com i9 Hydra

• Cascade Racing Apex carbono: 510g por aro, ~US$ 600 pedindo com Hope Pro 4

• i9 Backcountry 360 liga: 565g por aro, ~US$ 800 pedindo com i9 Hydra

• Roval Control 29 carbono: lista apenas o peso completo em 1450g (mas é de longe o mais leve de tudo) com DT 350.
Estou fora do jogo de rodas há algum tempo, então qualquer recomendação para um conjunto específico dessa lista seria muito apreciada. Com base no que li, parece que as rodas de carbono são geralmente consideradas com melhor desempenho, mas isso não é universalmente aceito. Gosto do peso mais leve de ~400g dos Rovals em comparação com todo o resto, mas eles parecem ser mais uma roda XC. A maioria dos meus passeios diários se encaixa em XC/trilha moderada, mas gosto de ter a capacidade de ir ocasionalmente ao parque de bicicletas sem realmente me preocupar em quebrar algo. Os Backcountry 360 são os mais pesados e ouvi coisas mistas sobre como os aros com raios de liga da i9 andam, mas o bling é impecável e combina perfeitamente com a minha construção.
Fiquei muito satisfeito com os Roval Controls na minha Transition Smuggler, bem como na Stumpjumper que ela substituiu. Eu andei com eles em todos os tipos de condições e nunca tive problemas. Eles aceleram rapidamente e a diferença de peso é notável em comparação com as rodas de liga Crank Bros. que vieram na Smuggler. Se você estiver fazendo grandes saltos e quedas no parque, eles provavelmente não são a melhor escolha, mas, caso contrário, acho que eles serão bons para o que você descreveu.

#11 ·
Agradeço todos os conselhos - a promoção We Are One em andamento é bastante tentadora. Definitivamente caro, mas há algo a ser dito sobre comprar novo. Uma construção Triad de 28h com DT350 parece à prova de balas. Se encomendar para os EUA, há alguma dor de cabeça com impostos/alfândega que eu teria que lidar? We Are One menciona taxas alfandegárias para pedidos internacionais, não tenho certeza se eles têm atendimento nos EUA para evitar isso.

Quanto ao bike park vs. minha pilotagem regular, o máximo de ar que eu pego regularmente é provavelmente entre 3-4 pés (o que só ocorre em recursos do 'skills park'), caso contrário, há apenas muita conversa típica da costa leste. Muitas pedras e raízes, algumas seções íngremes, mas curtas, então as rodas tendem a ser marteladas com muitos impactos menores. Bike park talvez algumas vezes por ano, se tanto, gosto de andar nas minhas coisas, pois me sinto confortável com elas desde o início, em vez de me aclimatar a um aluguel usado.

Eu não pareço ser muito duro com as rodas, com os aros de carbono Colorado Composites que tenho usado, que não dão problemas há muitos anos. Meu histórico me faz pensar que eu poderia fazer os Rovals funcionarem, mas obviamente seria uma droga rachar uma roda por ano em vez de gastar mais em um conjunto à prova de balas de We Are Ones.

#12 · (Edited)
Gosto do peso mais leve de ~400g dos Rovals em comparação com todo o resto, mas eles parecem ser mais uma roda XC.
Os Rovals mais recentes têm muita tecnologia que me daria confiança para tratá-los como equivalentes a um aro que tinha mais peso, devido à forma como o material é usado para reforçar as áreas mais propensas a danos, como as flanges.

Dito isto, vi este tópico sobre isso, o que mostra que a garantia é uma grande parte do preço pedido.

#13 ·
Eu costumo pensar que o carbono é um material mais adequado para guerreiros de fim de semana do que para profissionais. Quase configurar e esquecer. Sinto que é o mesmo que as estruturas. Quando o carbono foi abraçado, foi como, oh, veja como podemos deixar as coisas leves. Agora eles estão construindo para pesos semelhantes, mas são muito fortes.

Como mencionado, as jantes de carbono dificilmente exigem alinhamento e podem suportar muitos abusos. A minha última jante de liga tornou-se irritante, pois ficou amassada o suficiente para não funcionar mais como tubeless.

#14 ·
O carbono será mais leve para uma determinada rigidez. Também pode ser mais forte. A minha regra geral é 500g de liga = 350-400g de carbono. Uma jante de carbono de 500g sobreviveria a uma explosão nuclear.

Essa jante Roval tem 358g...
Os pesos das jantes de carbono da Reserve são os seguintes: DH: 516g, Trail: 449g, XC: 385g ... todos com garantia vitalícia... e todos pesados IMHO

Lembro-me do seu tópico anterior. Se fosse você, optaria por um conjunto de rodas como as Roval Controls. E eu compraria novo para obter a garantia e evitar comprar os problemas de outra pessoa - numa roda em segunda mão, ter que resolver raios partidos, ou substituir rolamentos, transforma o que pode parecer um bom negócio numa dor cara e demorada.

Eu daria prioridade a uma jante leve em vez de um cubo ultra-premium.

Dado que a Reserve oferece o novo cubo DT DEG no nível 350, eu os consideraria se você estiver satisfeito com os pesos das jantes.

#15 ·
Não sei sobre uma explosão nuclear... mas o carbono também é mais suscetível a falhas catastróficas por impacto/danos de rocha do que a liga. Eu explodi uma roda de convergência WAO traseira em um mês em uma queda de pedra que eu fiz muitas vezes, então 🤷

O carbono é mais rígido e precisa de menos manutenção... a economia de peso é marginal na melhor das hipóteses para o uso pretendido.

#16 ·
Percebi que, na mesma categoria, o carbono não é muito mais leve, mas é mais resistente. Tive alguns conjuntos de rodas ARC30 (liga) que costumam vir em bicicletas Santa Cruz e substituí-os por rodas WAO (carbono) que pesam quase o mesmo. A diferença é que não consigo evitar que as ARC30 saiam da linha, fiquem com pontos planos, amassem ou rachem em volta dos furos dos raios. As WAO têm sido praticamente livres de manutenção. Eu alinho-as cerca de uma vez a cada 3 anos.

#17 · (Edited)
A maior diferença que notei quando passei para as rodas de carbono há alguns anos foi a rigidez para mudanças de linha e curvas "point and shoot". Depois de andar com minhas rodas de carbono por um tempo, troquei-as pelas minhas rodas de alumínio para ver se conseguia notar uma diferença e houve uma diferença dramática nas rodas de AL flexionando nas curvas. O truque é encontrar as rodas certas com flexibilidade suficiente, sendo fortes/rígidas - andei com as rodas de carbono de um amigo de uma marca popular e elas eram muito rígidas, a ponto de serem duras.

Eu não me consideraria um ciclista de alta finesse, então fiquei bastante chocado por notar tanta diferença.

ETA: FWIW, as que estou usando e comprarei novamente para minha nova bicicleta são Nox Composites

#18 ·
+1 em obter carbono para resistência e baixa manutenção.

Quando eu estava usando aros de liga (halo freedom 700g) eu estava passando por alguns por ano.
Caro quando você leva em conta as reconstruções de rodas.

Um conjunto de aros de carbono lightbicycle.com simplesmente dura.
Eu ainda tenho meu conjunto xc de 10 anos atrás, eu tenho um conjunto DH por quase tanto tempo.

Eu usei aqueles aros xc no percurso de DH de Fort William sem problemas (mesmo que eu tenha destruído um pneu, rasgando-o em pedaços quando eu encurtei um salto em um jardim de pedras).

Os aros de liga são muito caros e exigem muita manutenção para mim.

#19 ·
Adicione-me ao comboio "aros de carbono para menos manutenção". As minhas rodas são na verdade mais pesadas do que muitos conjuntos de liga, mas parte disso é autoinfligido (cubos pesados, niples de latão para longevidade, 32 raios). IME, um bom aro de carbono em si é ~50-100g mais leve por aro do que um aro de liga aproximadamente equivalente.

Tenho as minhas WAO Unions em cubos Onyx classic há... 3-4 anos? Eu alinhei-as exatamente uma vez (um amigo chutou um pau de ~1 polegada nos meus raios), apesar de ter aterrado mal muitos saltos, e das minhas escolhas de linha consistentemente más através de jardins de pedra/etc.

Em contraste, o meu conjunto de rodas de alumínio de origem (que, admitidamente, era um peso morto e muito fraco) precisava de alinhamento quase constante (1-2x por mês), e apesar de eu usar pneus bastante grossos, estava constantemente a amassar, e no final do primeiro ano estava relativamente em forma de "D". Por isso, o carbono tem sido muito mais fácil/confiável para este trapalhão.

#20 ·
Você precisa se perguntar. Você tem um estilo de vida que destrói aros? Se você costuma amassar um aro de liga, provavelmente vai quebrar um aro de carbono. Você precisará de um aro de carbono FORTE PRA CARAMBA.
A vantagem do carbono é que ele aguenta um impacto maior antes de falhar. Mas não tem deformação plástica. Ele vai de elástico para falhar. Os aros de carbono de 500 gramas + serão a escolha certa.

Eu tive um desempenho fantástico com o Enve Foundation AM30. Tanto que tenho um conjunto em ambas as bicicletas agora.

Se todas as suas rodas de liga estiverem impecáveis, sem amassados após anos de uso, você pode optar por um aro de carbono mais leve de 350-400 gramas. Saiba que, se você optar por essa leveza e bater em uma pedra ou raiz com força, elas provavelmente falharão.

#21 · (Edited)
Depois do cubo traseiro i9 Torch explodir no meu conjunto de rodas atual (aros de carbono antigos da Colorado Composites de ~2016), comecei a procurar algumas opções usadas/removidas como substituição. Depois de analisar várias opções no PB buy/sell, fiquei surpreso com a vantagem de peso basicamente inexistente dos aros de carbono em comparação com a liga.
  • Forge + Bond carbono termoplástico: 530g por aro, ~US$1000 pedindo com i9 Hydra
  • i9 Enduro 300 liga: 520g por aro, ~US$785 pedindo com i9 Hydra
  • i9 Enduro S liga: 520g por aro, ~US$500 pedindo com i9 Hydra
  • Cascade Racing Apex carbono: 510g por aro, ~US$600 pedindo com Hope Pro 4
  • i9 Backcountry 360 liga: 565g por aro, ~US$800 pedindo com i9 Hydra
Estou fora do jogo de rodas há algum tempo, então qualquer recomendação para um conjunto específico dessa lista seria muito apreciada. Com base no que li, parece que as rodas de carbono são geralmente consideradas para andar melhor, mas não é universalmente aceito. Gosto do peso mais leve de ~400g dos Rovals em comparação com todo o resto, mas eles parecem ser mais uma roda XC. A maior parte da minha pilotagem diária se encaixa em XC/trilha moderada, mas gosto de ter a capacidade de ir ocasionalmente ao parque de bicicletas sem realmente me preocupar em quebrar algo. Os Backcountry 360 são os mais pesados e ouvi coisas mistas sobre como os aros com raios de liga i9 andam, mas o bling é impecável e combina perfeitamente com a minha construção.
Você pode obter um aro externo de CF realmente forte (não termoplástico) que pesa cerca de 430 gramas. Você está falando de força de downhill nesse ponto. Rodas CF para peso-maníacos ficam incrivelmente leves, chegando a cerca de 280 gramas.

Peso por peso, uma roda CF é MUITO mais forte que uma roda Al, mas também custa um pouco mais.

Mesmo um aro CF medíocre pode eliminar 200 gramas em comparação com Al, ou quase 1/2 # de peso rotacional. Isso é o suficiente para importar.

Esteja ciente também de que esses aros CF baratos/pesados podem andar muito rígidos, resultando em uma má qualidade de pilotagem.

#24 ·
Agradeço todos os conselhos adicionais. Eu definitivamente gosto de como as rodas de carbono atuais que tenho usado são fáceis de usar. Elas quase não precisaram de nenhum trabalho de alinhamento por anos. Se as rodas de liga leve provavelmente precisarão de mais atenção, estou inclinado a usar carbono apenas pela falta de problemas.

Atualmente, estou dando uma boa olhada nas rodas Forge+Bond 30EM. Tenho um conjunto novo na caixa por US$ 1.000 de um vendedor particular. Alternativamente, eu poderia comprar um conjunto We Are One Triad por US$ 1.300 diretamente da We Are One. Há algum ponto-chave a ser considerado de qualquer maneira? Não consigo encontrar muita coisa sobre as rodas F+B, mas parecem ser aros de qualidade. Muito caro por US$ 2.200, mas US$ 1.000 não parece absurdo por um conjunto novo.

#25 ·
Depois que o cubo traseiro i9 Torch explodiu no meu conjunto de rodas atual (aros de carbono antigos da Colorado Composites de ~2016), comecei a procurar algumas opções usadas/removidas como substituição. Depois de analisar várias opções no PB buy/sell, fiquei surpreso com a vantagem de peso basicamente inexistente dos aros de carbono em comparação com a liga.
  • Forge + Bond carbono termoplástico: 530g por aro, ~US$ 1000 pedindo com i9 Hydra
  • i9 Enduro 300 liga: 520g por aro, ~US$ 785 pedindo com i9 Hydra
  • i9 Enduro S liga: 520g por aro, ~US$ 500 pedindo com i9 Hydra
  • Cascade Racing Apex carbono: 510g por aro, ~US$ 600 pedindo com Hope Pro 4
  • i9 Backcountry 360 liga: 565g por aro, ~US$ 800 pedindo com i9 Hydra
Estou fora do jogo de rodas há algum tempo, então qualquer recomendação para um conjunto específico dessa lista seria muito apreciada. Com base no que li, parece que as rodas de carbono são geralmente consideradas para andar melhor, mas não é universalmente aceito. Gosto do peso mais leve de ~400g dos Rovals em comparação com todo o resto, mas eles parecem ser mais uma roda XC. A maior parte do meu uso diário se encaixa em XC/trilha moderada, mas gosto de ter a capacidade de ir ocasionalmente ao parque de bicicletas sem realmente me preocupar em quebrar algo. Os Backcountry 360 são os mais pesados e ouvi coisas mistas sobre como os aros com raios de liga i9 andam, mas o bling é impecável e combina perfeitamente com minha construção.
Os aros de carbono permanecem fiéis. baixa manutenção, muito forte. Eu tinha vários pontos planos nos meus aros RF arc, desde que mudei para o carbono, eles têm sido muito mais duráveis.